Monarquia

Monarquia 2018-01-18T01:30:11+00:00

A Monarquia

Brasão Real do Reino Unido de Portugal e Algarves.

ORIGEM DA MONARQUIA

A história da monarquia portuguesa se confunde com a própria história de Portugal, é impossível falar de uma coisa sem falar da outra. A monarquia provêm dos idos de 1140 quando depois de uma vitória histórica um ano antes, Dom Afonso Henriques, fundador da nação portuguesa, derrotou os Sarracenos na Batalha de Ourique em 1139 e obteve alguns sucessos parciais contra os leoneses. Com isto conseguiu que o Rei Afonso VII, Rei de Leão, hoje território espanhol, o reconhecesse como Rei de Portugal, pouco depois o seu titulo foi confirmado pelo Papa.

A MONARQUIA HOJE

O Reino Unido de Portugal e Algarves é governado pelo sistema de governo de Monarquia Parlamentarista Constitucional. Isto significa, portanto, que é um sistema político em que reconhece a Chefia de Estado a um Rei, cargo hereditário, que defende e cumpre a Lei Fundamental, ou Constitucional, que por si só delimita a acção do Rei.

Portanto, a Monarquia é o serviço permanente à nossa sociedade e à nossa Nação. A Monarquia Constitucional compromete-se com Portugal e Algarves, com a defesa da sua Democracia, do seu Estado de Direito, da sua Unidade, Diversidade e da sua Identidade.