Símbolos Nacionais

Home/A Nação/Símbolos Nacionais
Símbolos Nacionais 2018-01-14T03:43:06+00:00

A BANDEIRA NACIONAL

A Bandeira Nacional foi baseada na histórica bandeira monárquica portuguesa, instituída após a revolução liberal doPorto, em 1820, que entre outras coisas exigia uma monarquia constitucional no Reino Unido. Após a fundação do Reino micronacional, em 2002, foi adotada a mesma bandeira histórica, porém, após atritos com monarquistas portugueses macro, foram adicionados os dois “Leões de Feitos”, representando a nova dinastia reinante e diferenciando a bandeira nacional portuguesa micro, da histórica bandeira da monarquia portuguesa macro.

unnamed

O BRASÃO NACIONAL

O Brasão Nacional, aprovado em 2012, é baseado no histórico brasão da monarquia portuguesa-algarvia, nomeadamente os “Leões de Feitos”, simbolizando a Dinastia Reinante entre 2002 e 2012 e as três coroas representantes cada uma das virtudes do MicroEstado, instituídas no lema: Ordem, Justiça e Liberdade.


O SELO NACIONAL

selonacionalO Selo Nacional foi estilizado com a cruz de cristo e sobre ela o globo armilar manuelino. É comum historicamente haver este símbolo mas sem a coroa, simbolizava a conversão ao cristianismo do mundo novo, na época dos descobrimentos, com a cruz de cristo levada aos 4 cantos do globo pelas caravelas portuguesas e o globo, o mundo. Quando dada a restauração da monarquia, o símbolo foi adotado como selo nacional agora com a coroa para suprir necessidade de se afirmar o novo sistema de governo.

O HINO NACIONAL

Portugal e Algarves, durante algum tempo desde a sua fundação, não tinha um Hino Nacional que fosse um verdadeiro símbolo nacional. Em 15 de Julho de 2005, o Hymno da Carta, hino do Reino de Portugal até 1910, foi proposto e aceite unanimemente por toda a população. O Hymno da Carta foi escrito por SMF El-Rei D. Pedro IV em homenagem à Carta Constitucional, que Portugal adoptou de 1826 a 1910, com pequenos interregnos e na qual Portugal e Algarves se baseou para a sua própria Real Constituição Política.

ORDENS E CONDECORAÇÕES

medalhasO sistema de mérito é uma peça fundamental da nossa micronação pois oferece uma recompensa física e palpável, uma comemoração de feitos extraordinários por parte dos cidadãos. As Reais Ordens Militares e Nacionais, assim como as condecorações militares e civis, destinam-se a premiar os feitos que, por serem acima da média, merecem ser considerados e apontados especialmente à comunidade. Conheça as Reais Ordens. Conheça as condecorações das Reais Forças Armadas