Geografia

Home/A Nação/Geografia
Geografia 2018-02-07T02:06:22+00:00

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa, Mar Português.

Resultado de imagem para Piso Portugues descobrimentos

O território português micronacional compreende todo o território português nos idos de 1822, no apogeu do poder lusitano, com exceção do norte do Brasil (Províncias Unidas de Maurícia), do Rio Grande do Sul (Piratini) e das ilhas dos Açores (Reino Unido dos Açores), território reconhecidamente soberano pelo governo de Sua Majestade Fidelíssima.


O Reino Unido de Portugal e Algarves, e Império Lusitano, compreendem então os seguintes territórios:

rupasat_europaestremedauraminibrasaoI. Na Europa, a PROVINCIAL REAL DA ESTREMADURA, dividida nos Distritos de Lisboa e Santarém do Ribatejo, com capital na Cidade da Corte de Lisboa;

algarvesminiII. o REINO DOS ALGARVES D’AQUÉM E D’ALÉM-MAR, contendo o Distrito do Faro, com capital na Cidade do Faro, as possessões de Tânger e Ceuta e a Província do Alentejo, dividida nos Distritos de Portalegre, Setúbal, Beja e Évora;

beirasprincipadominiIII. o PRINCIPADO DAS BEIRAS E NORTE DE PORTUGAL, com capital na Cidade de Coimbra, dividida nos Distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo-Branco; E ao norte  províncias Unidas de Entre-Douro-e-Minho, divididas nos distritos de Vianna de Castelo, Braga, Porto, Villa Real e Bragança.

galizanortereinomini

IV. o REINO DA GALIZA E NORTE DE PORTUGAL, com capital em Vigo, constituído pelas províncias de Vigo, ourense, A Corunha e Lugo, para além da província Cantábrica.

cisplatinaindiasocidentaisminiV. Na América, o VICE REINO DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS que compreende: a Província Ultramarina da Cisplatina, a Ilha do Demónio e das mais que são adjacentes àqueles territórios, e da Província de Piratininga, compreendendo o território correspondente a São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Maracajú (Mato Grosso do Sul), Rondónia, Goiás e Tocantins.

VI. Na Ásia, O IMPÉRIO DA ÍNDIA, com capital na Cidade de Goa da Floresta (Goa Velha), compreendendo:

indiaimperiominia) O VICE REINO DAS ÍNDIAS ORIENTAIS que compreende as Províncias Portuguesa da Índia composta pelos territórios de Goa, Damão, Diu, e os estabelecimentos na Oceânia, a Ilha de Solor e Timor, e ao largo da Península Arábica o Governo da Armada da Índia, que compreende Ormuz e suas adjacências, em especial o Forte de Queixome, e o Forte de Nossa Senhora da Conceição de Ormuz, além das Laquedivas;

Imagem relacionada b) A PROVÍNCIA PORTUGUESA DE MACAU que compreende o território de Macau e suas adjacências, sob administração directa da Casa Real Portuguesa.

VII. Em África, O VICE REINO DA ÁFRICA PORTUGUESA, com capital na Cidade Real de São Paulo de Loanda, compreendendo, na África ocidental, a Guiné-Bissau e Cacheu; Fernando Póo e

rupasat_norteafricaAnno Bom; Angola, Benguela e suas dependências, as Ilhas de Cabo Verde, e as de S. Tomé e Príncipe e suas dependências; e na Costa oriental, Moçambique, Rio de Sena, Sofala, Inhambane, Quelimane, e as Ilhas de Cabo Delgado; Ao norte, Acra, São Jorge da Mina.

 

A) REINO DO MARROCOS, sob administração directa da Casa Real Portuguesa, com capital na Vila Real de Mazagão.

madeiraminiVIII. a PROVINCIA DA MADEIRA , com capital em Funchal, composta dos distritos de Funchal e Porto Santo.

IX. a COLÓNIA MILITAR D’ESPANHA, sob controlo directo do Estado-Maior Geral das Forças Armadas e também da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, composto pelos territórios da Andaluzia, Aragón, Asturias, Baleares, País Vasco, Canárias, Catalunha, Castilla La Mancha, Castella e Leão, Estremadura, La Rioja, Navarra e Valencia.

Na orbita terrestre, acima do território lusitano na Europa: A Estação Espacial São Miguel e o Rochedo de Luz-D’Altas.